O QUE APRENDEMOS QUANDO ESTUDAMOS ARTE?
Existem na escola muitas dúvidas sobre o estudo de Arte. Há ainda opiniões de que a Arte não possa ser concebida como um campo de estudo que possibilita conhecer o mundo ao qual vivemos e a nós mesmos como seres sociais. Por isso, muitos confundem a Arte com relaxamento e descontração e a limitam ao lúdico e ao entretenimento. Dessa forma, se torna necessário pontuar que o estudo da Arte nos torna conhecedores de distintas maneiras de intervir no mundo, elaborando expressões de maneiras poéticas, metafóricas, imagéticas, sonoras e cenestésicas. A Europa concentra algumas das definições mais clássicas e mais recorrentes do que é Arte.
A princípio, Arte é entendida como uma ação humana, realizada por um artista que utiliza meio estéticos e materiais para concretizar uma obra artística. Esse objeto de arte pode ser uma pintura, escultura, cerâmica, sons, movimentos e tecnologias. Além disso, para ser reconhecido como obra de arte o objeto deve utilizar de materiais nobres, estar em lugares legitimados e o artista tem de ter consagrado seu nome como um importante produtor e pensador de Arte. Porém na atualidade as concepções de arte mudaram. O contato com as diferentes culturas, a mudança de relação econômica e o acesso à internet tem gerado
questionamentos sobre os padrões clássicos de feitura de arte.
Na Antiguidade, entre os sec. 400 a.C. a 300 a.C. era predominante o pensamento de que para ser Arte tinha de ter uma técnica precisa e com padrões específicos para serem reproduzidos. Ou seja, para ser uma obra de arte deveria ser feito um trabalho minucioso, cuidadoso e virtuoso, com um acabamento impecável. Deveria ainda expressar uma reflexão moral e ética para ser considerada bela, pois a beleza só poderia ser acessada por meio dos valores. É por isso que quando observamos as expressões de arte egípcia, grega, persa, etc…, constatamos o registro dos valores civis dessas sociedades, bem como as rotinas e práticas por eles desenvolvidas.Percebemos a narração, por meio de imagens e esculturas, da relação do ser humano com as divindades por eles cultuados.
1 — Observe as imagens a seguir e resolva as questões.

a) Descreva as imagens: o que você vê expresso nas imagens?
Figura 1:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura 2:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quais práticas/valores importantes da sociedade egípcia e grega estão expressas nessas imagens?
c) Fundamentado na leitura do texto, por qual motivo essas imagens foram produzidas naquela época?
CORREÇÃO:
1_
a) Figura 1- Arte egípcia, homem trabalhando na lavoura.
Figura 2- Arte grega- conhecidos pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Eles serviam para os rituais religiosos e para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.
b) Quais práticas/valores importantes da sociedade egípcia e grega estão expressas nessas imagens?
Egito- trabalho.
Grego- figuras negras que contavam, pela primeira vez, uma narrativa.
c) Fundamentado na leitura do texto, por qual motivo essas imagens foram produzidas naquela época?
Quando observamos as expressões de arte egípcia, grega, persa, etc…, constatamos o registro dos valores civis dessas sociedades, bem como as rotinas e práticas por eles desenvolvidas.Percebemos a narração, por meio de imagens e esculturas, da relação do ser humano com as divindades por eles cultuados.