PET 2- COMPLEMENTAR- ARTES- 2021- SEMANA 07/06 ATÉ 11/06

Criação e produção de um filme
As artes visuais, a dança, o teatro e a música são linguagens artísticas que estão presentes na humanidade desde tempos remotos. A realização dessas ações artísticas faz parte da experiência social humana e é por isso que estudamos as mesmas, para compreender as distintas maneiras que as
sociedades se expressam artisticamente. A linguagem audiovisual surge devido ao desenvolvimento tecnológico. Os primeiros filmes foram feitos por meio de Stop Motion, que consiste na sequência de muitos com diferenças mínimas, que quando exibidas em sequência, geram movimento na imagem. Ou seja, atualmente, com acesso a distintas tecnologias, tem-se a possibilidade de criar artisticamente diversos tipos de obras.
Para um filme ser feito, tudo começa por um roteiro. Antes de pensar a história propriamente dita, é necessário planejar a sequência de cenas e quais ações vão estar contidas nelas. Ou seja, o roteiro é o planejamento da filmagem como um todo. Depois disso é que são pensados os diálogos, iluminação, trilha sonora, movimento de câmera, dentre outras coisas. Desse modo, podemos compreender que o audiovisual possui técnicas específicas de produção, que vão ser aplicadas de acordo com os desejos
estéticos do roteirista e do diretor. O diretor, por sua vez, exerce um papel importante na concepção da filmagem, pois a partir do roteiro, ele desenvolve a narrativa e acompanha todo o processo de filmagem, orientando tanto a captação de imagens como a ação dos atores.
1 — De posse dessas informações técnicas sobre a produção do audiovisual, desenvolva um roteiro de filmagem com o tema “Em quarentena”. Para isso, siga os passos abaixo:
a) Descreva qual é a sua rotina nesse período de isolamento social durante a pandemia de COVID-19.
b) Escolha as três coisas que você considera mais importante de sua rotina para se tornarem cenas do seu roteiro.
Exemplo: 1) Acordar, levantar, lavar o rosto e tomar café;

2) Olhar redes sociais e assistir televisão;

3) Ajudar nas tarefas de casa.
CENA 1
CENA 2
CENA 3
atividades ( RESPOSTAS PESSOAIS )
c) Agora, descreva com o máximo de detalhes quais ações são executadas em cada uma das cenas.


Exemplo: 1. Joana acorda com o despertador tocando, desativa o alarme, verifica as horas e olha rapidamente as redes sociais, ainda deitada. Joana coloca o celular em cima do travesseiro, senta na beira da cama, calça os chinelos e dirige-se para o banheiro. Ela usa o vaso
sanitário, dá descarga e vai para pia, onde lava as mãos e o rosto, fecha a torneira, enxuga o rosto com a toalha e sai do banheiro, dirigindo-se para a cozinha para pegar um xícara. Senta se à mesa e começa a tomar o café da manhã.

CENA 1

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CENA 2

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

CENA 3

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Você pode se interessar em

Mais da autora