LEIA E RESPONDA AS QUESTÕES. SE FOR NO CADERNO COPIE AS QUESTÕES COMPLETAS E DEPOIS RESPONDA. AO ENVIAR A ATIVIDADE ESCREVA SEU NOME, DATA E SÉRIE.











CORREÇÕES: RESPONDA DIRETAMENTE NA APOSTILA. NO CADERNO COPIE TODO O ENUNCIADO DAS QUESTÕES E DEPOIS RESPONDA.
01 – A Produção Audiovisual é um segmento que envolve a área artística, cultural e multimídia para a circulação em diversos tipos de meios de comunicação. O profissional formado em Produção Audiovisual trabalha na elaboração e produção de conteúdos publicitários, documentais, jornalísticos e artísticos, o que inclui roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização. Sua participação é fundamental na confecção de vídeos e filmes.
Sobre o roteiro é possível afirmar:
a) O roteiro é uma etapa indispensável no planejamento de uma obra audiovisual.
b) O roteiro é criado espontaneamente durante as filmagens de uma produção áudio visual, por isso não é necessário planejamento dos enquadramentos, diálogos, iluminação, trilha sonora, movimento de câmera, dentre outras coisas.
c) O roteiro é um documento narrativo e descritivo utilizado como diretriz e planejamento de uma produção audiovisual, como filmes, programas televisivos e propagandas.
d) O roteiro de cinema, ou script, suprime os elementos que são necessários para contar a história (áudio, vídeo, ações, comportamento e diálogo).
e) O roteiro divide-se em cenas e não contêm indicações de ações e os diálogos.
02 – A partir do início do século XX, observa-se uma diversificação de atividades teatrais no Brasil, com a manifestação de várias estéticas e a em diferentes cantos do país. João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, por exemplo, foram os principais eixos onde aconteciam inúmeras e significativas formações de grupos teatrais e, portanto, produções de teatro. Segundo pesquisa da história do teatro no país, a dispersão geográfica do teatro brasileiro contribuiu bastante para o desenvolvimento dessa atividade cultural e artística. São considerados importantes para a história do teatro brasileiro no século XX, exceto:
a) Nelson Rodrigues.
b) Jesuítas.
c) Abdias do Nascimento – Teatro Experimental do Negro (TEN).
d) Augusto Boal – Teatro do Oprimido.
e) Bando de Teatro Olodum.
03 – Segundo a legislação brasileira, o Patrimônio Cultural Brasileiro pode ser definido como: “o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.
Dentro dessa definição, e como forma de melhor gerir os esforços de proteção e estudos específicos de cada área, o patrimônio histórico foi dividido, principalmente, em: Patrimônio Material, Patrimônio
Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.
Leias as afirmativas abaixo e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as falsas:
( )A palavra Patrimônio tem origem do latim “patrimonioum” e o significado estava ligado à ideia de herança, ou seja, patrimônio se relacionava como tudo aquilo que era deixado pela figura
do pai e transmitido para seus filhos.
( )Patrimônio se refere a um conjunto de bens materiais ou imateriais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma determinada coletividade.
( )São tipos de Patrimônios Imateriais: Coleções arqueológicas; Acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, ideográficos, fotográficos e cinematográficos; Núcleos urbanos; Sítios arqueológicos e paisagísticos.
( )O Patrimônio Imaterial é transmitido por gerações, sendo constantemente recriado por comunidades e grupos, em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, de forma a gerar um sentimento de identidade, continuidade, e diversidade cultural.Incluem-se no conceito de patrimônio imaterial as expressões culturais e as tradições preservadas por um grupo de indivíduos a respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.
( )O tombamento e a chancela não são formas de preservação de Patrimônios Materiais.
Marque a alternativa correta:
a) V, V, F, V, F
b) V, V, V, V, F
c) F, F, V, F, V
d) V, F, F, V, F
e) V, V, V, F, F
04 – A riqueza musical brasileira está estruturada por bases poéticas e estéticas das matrizes africanas banto e iorubá. Tais influências podem ser observadas, respectivamente, no samba e nas músicas religiosas afro-brasileiras (candomblé e umbanda). Portanto, observamos nas músicas brasileiras importantes e enriquecedoras influências negras, o que dá uma grande diversidade cultural que inspira o Mundo todo.
Leias os enunciados abaixo:
I) É o grande ritmo musical do carnaval pernambucano, constituído por uma uma marcha sincopada e frenética. A origem de seu nome traz a ideia de ferver.
II) Dança e canto de origem africana, muito presente no Norte do Brasil. Mesmo a dança sendo descrita como indecente e lasciva pelos documentos oficiais de antigamente, esta foi a primeira manifestação da música negra aceita pela sociedade colonial brasileira.
III) Gênero que nasceu no recôncavo baiano, mas se afirmou no Rio de Janeiro, onde tornou-se um dos principais elementos da identidade cultural brasileira e se faz presente em vários estados brasileiros, cada um com suas características próprias.
IV) Manifestações artístico-cultural pernambucano relacionadas aos cortejos dos Reis de Congo, constituídos de componentes sincréticos do catolicismo e o candomblé. Seus elementos principais são: Porta-bandeira ou porta-estandarte; Dama do paço; Calunga; Corte (formada pelo casal de duques, o casal de príncipes); o rei e a rainha; Yabás, Caboclo de pena.
V) Manifestação cultural marcada pela música, cantos e danças, de forte componente religioso católico, representando uma corte negra, cujo padroeiro é São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, são os homenageados. É realizada em regiões do interior de vários estados brasileiros, principalmente Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Pernambuco e Ceará.
Assinale a alternativa que contenha a CORRETA associação entre os enunciados e o gênero musical brasileiro:
a) I samba; II frevo; III maracatu; IV congada; V lundu.
b) I frevo; II congada; III maracatu; IV lundu; V samba.
c) I congada; II frevo; III samba; IV lundu; V maracatu.
d) I frevo; II lundu; III samba; IV maracatu; V congada.
e) I maracatu; II samba; III frevo; IV congada; V lundu.
05 – Associe as colunas:
I. Arte como imitação (arte
dependente da natureza).
II. Arte como criação (arte
independente da natureza).
III. Arte como construção (arte
condicionada pela natureza).
( )A originalidade de uma obra se expressa no próprio
sentimento do artista, de modo que este é comparado
a Deus como o criador da sua obra. O artista busca a
perfeição não dos traços, mas dos sentimentos expressos. Romantismo é um bom exemplo, no qual a criação estética se desvincula da natureza e representa sistematicamente a liberdade criativa do homem.
( )Nesta perspectiva há uma mistura conceitual entre
homem e natureza. O homem cria uma obra artística
na qual ele conjuga os elementos da natureza e os
sentimentos do próprio homem. O melhor exemplo
desta perspectiva é, sem dúvida, a arte abstrata.
( )Nesta concepção encontramos a inspiração do artista
altamente atrelada à cópia de algum elemento pertencente à própria natureza, que é representado em uma pintura ou escultura. Também é conhecida como arte
morta.
Marque a resposta correta:
a) I, III, II.
b) III, II, I.
c) I, II, III.
d) II, III, I.
e) II, I, III.
06 – Leia o texto e observe a imagem:
É uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito. Essa manifestação afro-brasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas portocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.
A descrição e imagem acima referem-se a qual manifestação artística-cultural brasileira? Marque a alternativa correta.
a) Samba.
b) Maracatu.
c) Lundu.
d) Catira.
e) Tambor de crioula.
AUTOAVALIAÇÃO- RESPOSTA PESSOAL.