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CORREÇÕES:
1 — Comente, com suas palavras, como era a Arte Colonial no Brasil?
A Arte Colonial Brasileira se expressou especialmente pela escultura, desenho, pintura e arquitetura que eram utilizados, sobretudo, na construção e na ornamentação de igrejas, conventos e mosteiros.
Por meios de desenhos e pinturas desse período é possível conhecer o cotidiano do país que estava sendo transformado. A igreja católica, que foi uma grande financiadora da arte na Europa, também investiu no Brasil trazendo para cá os Jesuítas responsáveis pela construção de grandiosas igrejas, repletas de ouros e esculturas de santos católicos.
2 — Qual a relação da religiosidade e da Igreja Católica com a arte no Período Colonial? Explique com suas palavras.
A igreja católica, que foi uma grande financiadora da arte na Europa, também investiu no Brasil trazendo para cá os Jesuítas responsáveis pela construção de grandiosas igrejas, repletas de ouros e esculturas de santos católicos.
3 — ENEM (2013)
Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas
vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem
forte influência do rococó europeu e está representada
aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom
Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), esculpido em
pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa,
sua obra revela
a) liberdade, representando a vida de mineiros a procura da salvação.
b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres
de Minas Gerais.
c) simplicidade, demonstrando compromisso com a
contemplação do divino.
d) personalidade, modelando uma imagem sacra com
feições populares.
e) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.
4 — UNIRIO (2016)
“Aleijadinho” (Antônio Francisco Lisboa — 1738-1814) é uma das figuras centrais da arte colonial e do Barroco brasileiro. A alternativa que NÃO condiz com este artista e sua obra é:
a) As estátuas dos 12 profetas da Igreja de São Luiz dos Campos, em Congonhas do Campo, são as mais notáveis e impressionantes obras de sua produção. Ladeado a esta Igreja, encontra-se uma série de capelas em forma cônica chamadas Passos (Via Crucis) que apresentam as sequências das cenas da Paixão de Cristo, representadas por imagens de madeira em tamanho natural.
b) Suas esculturas apresentam diferenças de estilo e técnicas, sendo a primeira fase (1770-1794) marcada por elevado e sólido padrão de harmonia, clareza e serenidade de espírito. Já a segunda fase (1796-1809), embora inclua obras primas, nem sempre mantém o mesmo nível e se
caracteriza por um aspecto mais reflexivo, grave e, sobretudo, mais expressionista no estilo em relação às esculturas mais antigas.
c) As obras de arte de Aleijadinho possuem um espírito que ultrapassa limitações temporais e locais. A amplidão de seus interesses e seu enfoque, curiosamente impessoal, se revelam em suas representações de tipos raciais. A atitude pessoal se demonstra pelo fato de nunca ter
representado um negro ou mulato em suas esculturas e, ao mesmo tempo, demonstrou extraordinário interesse por outros tipos raciais.
d) Aleijadinho foi basicamente escultor e entalhador. A maior parte de seus trabalhos tem um caráter monumental que os tornam parte integrante do edifício, como por exemplo, os Profetas em Congonhas (MG). A escultura domina a arquitetura, podendo ser destacada a subordinação
do edifício às estátuas dos Profetas. O interesse que desperta como obra de arte costuma desviar a atenção do aspecto arquitetônico da obra propriamente dita.
5 — Entre as matérias-primas que os escultores do barroco mineiro tiveram que utilizar para substituir pedras nobres, como o mármore, a principal era:
a) O granito.
b) A pedra-pomes.
c) O quartzo.
d) A pedra-sabão.
e) O bronze.
6 — FUNIVERSA (2015)
No Brasil, durante o período colonial, os negros estavam presentes na produção artística de obras de artes plásticas e arquitetônicas, tanto por haver artistas e artesãos afrodescendentes, quanto por estarem representados em algumas obras. Considerando esse contexto, é correto afirmar que a pintura da abóbada da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto/MG, foi realizada em 1812, pelo artista barroco
a) Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.
b) José Joaquim da Rocha.
c) Manuel da Costa Ataíde.
d) Valentim da Fonseca e Silva, conhecido como Mestre Valentim.
e) Luís da Fonseca Rosa.
7 — “Na pintura do barroco mineiro seu trabalho se destaca nos forros de igrejas e revela excepcional domínio da perspectiva. Seu talento também pode ser visto nas telas e nos painéis pintados para as sacristias e as paredes laterais.” O artista a quem o texto se refere é:
a) Manuel da Costa Ataíde
b) Aleijadinho
c) Mestre Valentim
d) Frei Jesuíno
e) Manuel Ferreira.